O Meio Ambiente ou a Genética?! Quem nos faz ser quem somos??
Eis a questão...
A educação em si está ligada à influência que a hereditariedade e o meio exercem na nossa constituição. A componente da hereditariedade é responsável pelo sexo, pelas características físicas, pelos problemas genéticos e garante a exclusividade dos indivíduos. O meio ambiente exerce influência antes do nascimento e vai-se multiplicando através do meio familiar e social.
A influência do meio sobre a hereditariedade não pode ser detectada, porque não se consegue medir nenhum aspecto do comportamento em termos de genótipo. A relação existente entre meio e hereditariedade é a de interacção, variando de acordo com as condições do meio e da sua influência sobre a formação do indivíduo em relação a diferentes contribuições hereditárias.
Genótipo – É o conjunto de genes, que compõem um organismo, herdados dos progenitores. No caso de organismos diplóides, pelo processo de meiose, metade dos genes pertencem ao pai e a outra metade à mãe.
Fenótipo – É a manifestação externa do genótipo, isto é o conjunto dos caracteres observáveis do indivíduo. É o resultado da interacção do genótipo com o meio ambiente. O meio ambiente de um gene é constituído pelo conjunto dos outros genes, pelo citoplasma celular e pelo meio externo onde se desenvolve o indivíduo.
- Conclusão -
" A hereditariedade e o meio não são realidades independentes. São dois pólos de uma realidade - o individuo - que interagem determinando o desenvolvimento orgânico, psicomotor, a linguagem, a inteligência, a afectividade... "
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Ou entao entra em contacto com a docente da Disciplina de Psicologia do Desenvolvimento, Claudia Dias : cdias@fade.up.pt