Nancy Bayley

 

 

    Nancy Bayley durante os seus estudos dentro da Psicologia, descobriu que ao longo do tempo existe uma alteração do quociente de inteligência do indivíduo, uma vez que este está constantemente sujeito a novos estímulos por parte do meio que o rodeia. Esta constatação permitiu afirmar que os QI’s não são constantes. Porém, estes resultados vieram contrariar alguns psilogos que defendiam a imutabilidade do QI.

    

    Bayley verificou também que através de relações entre a medição dos QI’s em diferentes idades, a variabilidade do QI é maior durante os primeiros anos de vida o que pode dever-se à variedade de estímulos que a criança consegue captar. Concluindo assim que o QI era simétrico em relação à idade da criança.

 

    Os resultados dos estudos permitiram também concluir que a nossa capacidade intelectual pode evoluir até aos 50 anos deidade, o que significa que ao contrário do que muitos autores defendem, a capacidade intelectual pode continuar a aumentar ao longo da vida. Contudo este aumento está muito relacionado com a interacção do sujeito com o meio, por exemplo, uma pessoa que ao fim do 9º ano de escolaridade deixa de estudar para ir trabalhar para uma loja de roupas, está menos sujeito ao crescimento intelectual do que uma

pessoa que continue a estudar.

 

    Bayley conclui também que as componentes da inteligência alteram -se consoante o nível etário, defendendo, tal como Jean Piaget, que o desenvolvimento intelectual na infância está dividido por estádios. Por fim, descobriu que não houve diferenças relacionadas com o género no desenvolvimento físico e mental.

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