Benjamim Bloom, um estudioso e investigador no campo da Educação, definiu o desenvolvimento intelectual através de uma curva de crescimento com aceleração negativa, cuja leitura transcreve a diminuição do efeito positivo do ambiente em relação à criança, consoante o aumento da idade.
Assim, Bloom concluiu que quanto mais nova for a criança, mais irá beneficiar de experiências enriquecedoras.
De acordo com Bloom, aos seis anos de idade (idade em que entramos para a escola) temos mais de metade da nossa capacidade cognitiva formada e consequentemente o potencial da criança para um desenvolvimento intelectual começa a abrandar, daí que seja importante uma intervenção mais precoce como por exemplo a pré-escola, especialmente para grupos mais desfavorecidos. É por esta razão que Bloom defende a importância da experiência precoce benéfica no desenvolvimento cognitivo.
Teve também uma influência decisiva na área das ciências da educação ao propôr uma taxionomia dos objectivos educacionais. De entre as suas obras pode-se destacar: Human Characteristics and School Learning e Taxonomy of Educational Objectives .
Benjamin Bloom liderou um grupo formado pela American Psychological Association para criar uma "classificação de objectivos de processos educacionais".
O primeiro passo para a definição dessa taxonomia foi a divisão do campo de trabalho em 3 áreas não mutuamente exclusivas:
- a cognitiva, ligada ao saber,
- a afectiva, ligada a sentimentos e posturas e
- a psicomotora, ligadas a acções físicas.
A Área Cognitiva
Normalmente, quem fala na Taxonomia de Bloom refere-se ao trabalho intitulado "Taxonomia e Objectivos no Domínio Cognitivo" que foi o primeiro a ser publicado (1956).
Ali, Bloom classifica os objectivos no domínio cognitivo em 6 níveis que, usualmente, são apresentados numa sequência que vai do mais simples (conhecimento) ao mais complexo (avaliação); cada nível utiliza as capacidades adquiridas nos níveis anteriores. As capacidades e conhecimentos adquiridos através de um processo de aprendizagem são descritos por verbos.
Assim, os objectivos de aprendizagem de um curso, por exemplo, podem ser definidos com o auxílio do quadro abaixo:
A Área Afectiva
Os objectivos de aprendizagem considerados na Área Afectiva estão ligados a ideias como comportamento, atitude, responsabilidade, respeito, emoção, valores.
Seguindo o modelo adoptado para a área cognitiva, os objectivos são descritos por verbos.
A Área Psicomotora
Bloom e sua equipa nunca desenvolveram uma taxonomia para a área psicomotora mas outros especialistas o fizeram. Esse é o caso de A. Harrow, A. que, em 1972, propôs uma taxonomia de 6 níveis: reflexos, movimentos básicos, habilidades de percepção, habilidades físicas, movimentos aperfeiçoados e comunicação não verbal.
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