Psicologia da Forma

        O Gestaltismo é uma corrente que deu um importante contributo na construção da Psicologia como ciência. Opondo-se à concepção atomista e associacionista de Wundt, afirma que a percepção dos objectos é diferente da percepção do somatório dos elementos que o constituem. 

        O Gestaltismo considera o contexto em que ocorrem os fenómenos psicológicos fundamental para a compreensão dos mesmos, e enfatiza os processos de organização mental.

 

        A ideia principal era que AS PARTES NUNCA PODIAM PROPORCIONAR UMA REAL COMPREENSÃO DO TODO.

        A Psicologia da Gestalt pode ser também vista como a Psicologia da forma. Os gestaltistas, como Max Wertheimer, Kurt Koffka e Wolfgang Kohler, estão preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de óptica, quando o estímulo fisico é percebido pelo sujeito como uma forma diferente da que ele tem na realidade.

 

            Com o objectivo de demonstrar a importância da organização da informação num todo foram produzidas imagens que podem ser interpretadas de diferentes modos. Vou colocar algumas aqui para poderem perceber melhor todo este conceito de Gestaltismo.

 

                       O que consegues ver aqui? Uma taça ou duas caras?

          E aqui? consegues ver uma mulher jovem ou uma mulher idosa?

 

Podes procurar mais imagens no google, palavra chave: Gestaltismo.

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode